Série ASérie BEuropa

- Atualizado em

Completa, natação forma corpos esbeltos e agrada mundo da moda

Modalidade que movimenta quase todos os músculos do corpo sobressai pelo equilíbrio e definição de cada membro, atraindo olhares, câmeras e passarelas

Por Rio de Janeiro

O esporte praticado em alto nível modela o corpo dos atletas de acordo com suas características. Muitas vezes é possível, inclusive, deduzir o esporte praticado ao notar quais músculos se sobressaem. Em alguns casos, o corpo acaba ficando disforme, extremamente forte em apenas algumas partes específicas. Contrariando essa tendência, a natação costuma se destacar justamente por ser um esporte considerado completo, que trabalha vários grupos musculares. O resultado disso são estruturas corporais mais equilibradas e esbeltas. Não por acaso os nadadores costumam interessar o mundo da moda.

+ Qual atleta do Time Brasil você seria? Confira no especial sobre biotipos e compartilhe

Chierighini assina com a agência de modelos a exemplo de outros esportistas (Foto: Carlos Sales)Chierighini assina com a agência de modelos a exemplo de outros esportistas (Foto: Carlos Sales)


Quanto mais músculos trabalhados, maior a chance da formação de um corpo proporcional e esteticamente bonito. Por este motivo, a natação e o remo, por exemplo, já saem na frente entre as modalidades olímpicas. Os dois esportes são considerados pelos especialistas os que movimentam mais músculos ao mesmo tempo durante a pratica. Além disso, são exercícios aeróbicos, que facilitam a queima de gordura. 

- O benefício maior é quando não tem uma solicitação concentrada em um determinado grupo muscular. Esse é o caso do remo e da natação. Esses dois esportes mexem o corpo todo. Então, esses atletas vão ter sempre o corpo mais equilibrado. Um corredor de longa distância, por exemplo, não usa os músculos do tronco. Então, quando é um esporte mais completo, acaba tendo, inclusive, um resultado esteticamente melhor – explicou o fisiologista Turíbio Barros, Mestre e Doutor em Fisiologia do Exercício.  

+ Acompanhe toda a preparação para a Rio 2016 em Tempo Real

Na natação, você mexe desde a pontinha do dedo da mão até a ponta do dedinho do pé. Isso faz com que todos os músculos estejam em movimento, trabalhando para a maior definição. Em seis horas por dia, a gente chega a gastar 10 mil calorias.
Guilherme Guido, nadador

O mercado da moda tem mostrado cada vez mais interesse por atletas de alto nível que pertencem a esse grupo de esportes mais completos. Especialmente os da natação. Os nadadores costumam ser altos, relativamente magros e com músculos equilibradamente fortes, sem um aspecto exagerado em uma parte específica. Características que agradam para as passarelas neste novo momento da moda, no qual a magreza em excesso é repelida para dar lugar a modelos com aspecto saudável.    

- Hoje vemos o padrão de estética do atleta propício para a moda, justamente pela simetria, pela forma física perfeita. Com o ajuste que a moda fez, a gente chegou a uma realidade próxima ao que a gente tem no dia a dia. O homem perfeito hoje para a moda é o que é saudável, que se cuida. Acho que a natação é mais propícia porque trabalha o corpo inteiro. Tem alguns atletas de outros esportes que eu acho que são grandes demais. A natação está mais próxima dessa realidade da moda, tem o biotipo bom para isso – comentou Cassio Silva, diretor da agência Elo Management e agente do nadador do Minas Felipe Martins.   

Fernanda Nunes e Vanessa Cozzi, remo (Foto: Reprodução Facebook)Remo é outro esportes que trabalha quase todos músculos do corpo (Foto: Reprodução Facebook)

As duas carreiras, de atleta de ponta e de modelo, possuem rotinas pesadas e costumam exigir muita dedicação. Por isso, apesar do significativo interesse do mercado da moda, não são muitos os esportistas de alto rendimento que conseguem conciliar as duas carreiras. Ainda assim, no entanto, não é raro alguns destaques do esporte arrumarem um tempinho para participar de ensaios fotográficos e desfiles. Na delegação da Rio 2016, por exemplo, o velocista Marcelo Chierighini faz parte de uma agência de modelos e costuma fazer alguns trabalhos. 

Nas piscinas, nas passarelas ou nas revistas, muitos atletas olímpicos atraem olhares. Guilherme Guido, representante do Brasil nos 100m costas e no revezamento 4x100m medley na Olimpíada do Rio, sabe bem disso. Durante o Mundial de piscina curta de 2014, em Doha, o nadador se surpreendeu ao perceber que seu corpo tinha ganhado destaque na imprensa brasileira, depois de uma foto tirada no alto do pódio da prova 4x100m medley evidenciar seu abdômen definido. Guido fica lisonjeado com os elogios, mas prefere se dedicar 100% à natação.   

- Eu prefiro me ver como campeão dentro d’água. É bacana me reconhecerem esteticamente porque é uma consequência do meu trabalho. Agradeço todos os elogios, mas prefiro me ver como nadador mesmo. Se esse lance de ter o abdômen bem definido for levado em paralelo, para mim é um elogio e um reconhecimento do trabalho que a gente faz.      

Guilherme Guido, Felipe Franca, Marcos Macedo, Cesar Cielo, Natação (Foto: Satiro Sodre / SSPress)Guilherme Guido, o último à direita, chama atenção pelo abdômen definido (Foto: Satiro Sodre / SSPress)


Atual recordista sul-americano dos 100m costas, o atleta de Limeira (SP) explica que a definição do seu corpo e de outros nadadores é apenas resultado do forte e completo trabalho feito na natação, movimentando constantemente todo o corpo.  

- Na natação, você mexe desde a pontinha do dedo da mão até a ponta do dedinho do pé. Isso faz com que todos os músculos estejam em movimento, trabalhando para a maior definição. Em seis horas de treino por dia, a gente chega a gastar 10 mil calorias. Você fica definido, mas precisa ficar magro porque sua massa dentro da água é um arrasto. Então, quanto menor esse arrasto, mais rápido você vai ser - resumiu.

* Colaborou David Abramvezt